sexta-feira, 3 de maio de 2013

"Diferenças sim, mas nunca maiores que o nosso valor."




Um amigo, chamado Fulano me falou: - Nossa... como você anda com Ciclano? Não tem nada haver com você.
Então do outro lado, o tal do Ciclano me disse: - Não entendo como você pode ser amiga do Fulano, vocês são tão diferentes.
Eis que ainda apareceu na história um terceiro amigo, o Beltrano e argumentou:  - Carol, não acho que você deveria andar nem com o Fulano e nem com o Ciclano, imagina o que podem pensar de você?
Qual é o problema em querer estar bem com todo mundo? Ter uma opinião e visão ampla das coisas ao invés de tomar só um lado? Ser flexível, saber lidar com as diferenças e respeitar a opinião dos outros?
"Diga com quem andas que te direi quem és." Sim, está escrito na Bíblia, mas essa frase como todas as outras lá escritas, podem ter várias interpretações e a ignorância que muitas pessoas cometem é interpretá-las ao pé da letra.
Não acho que Jesus apoie que fiquemos julgando uns aos outros, fazendo diferença entre as pessoas, menosprezando alguém por esse alguém não ser como nós em algum sentido ou por ter algum vício que já tenhamos superado em algum momento de nossa evolução.
Temos sim que ter personalidade e saber dizer não quando for preciso, não devemos concordar em fazer coisas que não condizem com os nossos valores, mas isso não quer dizer que não podemos ser amigos de pessoas diferentes que nós, desde que elas também nos respeitem e entendam isso.
Você e seu amigo podem ter gostos musicais diferentes, uma visão distante sobre o que o dinheiro representa, sobre a política, sobre o que é o amor, a respeito de Deus e da religião, o que são valores dentro de um relacionamento, gostarem de se vestir de formas bem distintas, torcerem para times rivais e ainda darem boas risadas juntos e ter assunto para a uma madrugada inteira ou quem sabe para uma vida?
Então por favor, vamos abrir a cabeça, porque quem acha feio o que não é espelho é o Narciso e ninguém é tão pequeno que não possa te ensinar algo, aproveite de cada relação os pontos fortes.
Enfim, esse é o primeiro mandamento:
“Amai-vos uns aos outros, como eu vos amo." 

“O Sonho da igualdade só cresce no terreno do respeito pelas diferenças.”
Augusto Cury